top of page

Guia: Outras Praias além da Praia Grande

A partir do Coquille podemos acessar algumas praias à pé, além da nossa queridinha Praia Grande. O hotel está ao final de uma rua sem saída, a 250m da PG. Nossa rua está bem em frente ao Posto de Guarda Vidas dos Bombeiros, que fica nas areias da Praia, e vamos usá-lo de referência como ponto de partida em nosso guia. 

Posto de Guarda Vidas da Praia Grande
Posto de Guarda Vidas da Praia Grande

Vá logo cedinho, de preferência, para evitar o sol quente. Serão 4 opções de caminhadas de até 9 Km, considerando a ida e a volta, então prepare-se de acordo com a distância escolhida: 

  • Use roupas e calçados confortáveis

  • Leve água

  • Use protetor solar




Praia Grande
Vista da PG (Praia Grande) com o Posto de Guarda Vidas no centro da imagem.

Praia das Toninhas

Vamos começar pela Praia das Toninhas, única praia de nosso guia que fica à direita da Praia Grande. A partir do posto dos bombeiros, indo à direita da Praia, são cerca de 1,1 km, ou uns 15min de caminhada. Quando chegar ao último quiosque da areia - o Quiosque Cantão - você verá uma pequena trilha junto à Rodovia, morro acima, saindo a partir do final da rua paralela dos quiosques. Subindo o morro, logo à frente está o Quiosque do Mirante, em um ponto alto que se pode avistar tanto a Praia Grande como a Praia das Toninhas. Vale a pena parar por aqui um pouquinho para apreciar as lindas vistas. Ao lado direito do Quiosque há uma escadaria que desce em direção às areias da Praia das Toninhas. 

Em seus 1.300m de extensão, a Praia das Toninhas atrai tanto famílias com crianças em seu lado direito como surfistas em seu lado esquerdo. Possui quiosques, e é uma praia muito boa para caminhadas.

Praia das Toninhas
Praia das Toninhas. No canto inferior direito da imagem se vê o Quiosque do Mirante.

Praia do Tenório

Nossa segunda opção é a Praia do Tenório. Desta vez, rumamos para o lado esquerdo da Praia Grande. A partir do Posto dos Bombeiros, são 1,6 km, ou 20 min de caminhada. No caminho, indo pela areia, você terá mais uma vez a beleza da Praia Grande. À sua frente, à direita, a Ponta Grossa - um braço de terra que se estende em direção ao Oceano entre a Praia Grande e o Itaguá. No canto esquerdo da Praia está o Baguari, uma área frequentada por surfistas. Ali está aliás localizada uma Escolinha Municipal de Surf. Ao chegar ao final da praia, há uma rua. Siga esta rua e vire no primeiro cruzamento à esquerda. Você contornará um morro e logo a frente verá a entrada do condomínio do Tenório. A passagem de pedestres é livre, há restrição para veículos apenas. Na guarita você pode se informar como chegar à Praia, mas basta seguir a rua sinuosa em frente à guarita até o mar.


Praia do Tenório
Praia do Tenório
A Praia do Tenório possui orla arborizada e alguns quiosques. Possui cerca de 500m de extensão. Por estar dentro do Condomínio do Tenório veículos são restritos, mas o acesso à pé é livre. É muito frequentada pelos banhistas e também por surfistas. A Praia pode ser perigosa nos dias de mar mais agitado.


Praia Vermelha do Centro

Outra opção, a Praia Vermelha do Centro ou Vermelhinha fica logo depois da Praia do Tenório. Para chegar nela, você pode simplesmente continuar pela rua seguindo em frente a partir da Guarita (há uma rotatória em frente à Guarita. Para quem vem da Praia Grande, segue-se em frente pela Av. Franklin de Toledo Piza), ou pode ainda seguir pelas areias da Praia do Tenório e, ao final dela, em seu canto esquerdo, subir uma rampa atrás do Quiosque Areia Sereia. 

Vindo do Posto dos Bombeiros até a Vermelhinha, sem entrar na Praia do Tenório, são 2,4 Km de distância ou cerca de 35min de caminhada. 

Há um morro curto mas um pouco íngreme entre a Praia do Tenório e a Vermelhinha. O acesso se dá pela mesma rua  a partir da rotatória, a Av. Franklin de Toledo Piza. Esta praia tem várias casas construídas que dão para a areia, e apenas dois acessos públicos. Logo que se desce o morro, há um primeiro acesso à sua direita - uma ruela, com cara de beco. O outro acesso fica no final, em seu canto esquerdo, junto a um riozinho. Cuidado ao andar sobre as pedras!

A Vermelhinha é uma praia de tombo, isto é, possui um desnível abrupto na areia, logo que se entra na água. Isto se dá devido às características das ondas fortes que ali se formam e às correntes de fundo. Não é uma praia para levar as crianças. Dito isto, saiba que ela é uma praia de rara beleza e é muito frequentada por surfistas. São cerca de 700m de extensão, mas possui areia fofa em sua parte plana e é inclinada em sua região mais próximo ao mar, então não é boa para caminhadas. 

Praia Vermelha do Centro ou Vermelhinha
Praia Vermelha do Centro


Praia do Cedro ou Praia do Cedrinho

Seguimos agora para nossa última praia, a Praia do Cedro ou Cedrinho. Nosso maior desafio. A partir do posto dos bombeiros, está a cerca de 4,2 Km ou 1h de caminhada. Desta vez temos um trajeto mais difícil. O trecho entre a Praia Vermelha do Centro e o Cedro tem morros com subidas mais difíceis. Trata-se de uma estrada estreita, com alguns trechos em terra e outros calçados. Sobe-se bastante e ao final, há uma descida mais íngreme, em uma trilha larga, debaixo de mata fechada, até a Praia. Mas vale muito o esforço!


Praia do Cedrinho
Praia do Cedrinho
A Praia do Cedro ou Cedrinho é uma joia encravada na Mata. É pequena e isolada, com cerca de 100 metros de extensão. Suas águas  são calmas, e é toda cercada por vegetação nativa. Apesar da maior dificuldade para se chegar, é bem procurada por turistas. Possui um único quiosque, o Bar do Cedro.

Ubatuba é sensacional. São mais de 100 praias, cada uma do seu jeito. Hospede-se conosco e tenha a melhor estrutura para conhecer todas.






47 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page