top of page

O que fazer em Ubatuba em 3, 5 ou 7 dias: roteiros completos para sua viagem

Atualizado: 12 de ago.

Quer saber o que fazer em Ubatuba e montar o roteiro perfeito? Com mais de 100 praias, trilhas, cachoeiras e cultura caiçara, Ubatuba é o destino ideal para casais, famílias e aventureiros. Neste guia, você encontra sugestões de roteiros para 3, 5 e 7 dias, com opções que combinam praias, ilhas e um passeio bem diferente.


O roteiro de 3 dias é ideal para quem vem passar um final de semana, chegando na sexta-feira e indo embora domingo. Nosso roteiro considera que voce está hospedado na Praia Grande, e é pensado tendo ali como ponto de partida - mas com pequenas adaptações ele serve para qualquer região. Os demais roteiros são extensões do primeiro - sinta-se a vontade para fazer, é claro, do seu jeito. O importante é você conhecer Ubatuba.


Para os dias de nublados ou com chuva, você pode sempre substituir os passeios do dia pelo Itaguá e seus restaurantes, com visitas ao Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar e Shopping do Aeroporto, especialmente se estiver com crianças.

Roteiro de 3 dias em Ubatuba


Dia 1 – Praia Grande


  • Considerando que voce vai estar chegando de viagem, e que talvez só faça seu check-in no hotel a tarde (normalmente a partir das 14h), começar o roteiro pela Praia Grande, é a opção mais cômoda. A Praia Grande oferece muito o que fazer: é ideal para banho, caminhadas em sua ampla faixa de areia ou a prática de surf. Você pode ainda aproveitar a boa estrutura de quiosques e passar um final de tarde relaxante. Se estiver disposto, uma caminhada de ponta a ponta e até uma subida ao Mirante no canto direito são uma ótima opção. À noite, se voce estiver querendo guardar energias para o dia seguinte, um jantar no restaurante do hotel cai muito bem. Se não, um pulo até o Itaguá vai proporcionar ótimas opções de restaurantes.


Dia 2 – Ilha Anchieta

Saco da Ribeira
Saco da Ribeira, de onde partem as escunas para a Ilha Anchieta
  • Acordando cedo você pode aproveitar a Praia Grande novamente, mas nosso objetivo hoje é a Ilha Anchieta. Os tradicionais passeios de escuna saem do Píer do Saco da Ribeira, às 11h da manhã. Duram cerca de 5h, e incluem além do desembarque no Parque Estadual da Ilha Anchieta, com visita às ruinas históricas do presídio, uma parada na Praia das 7 Fontes na volta. À noite, vale uma visita ao Bairro do Itaguá, com seus vários restaurantes e lojinhas. Logo depois do Itaguá e antes do Centro de Ubatuba, fica o Shopping do Aeroporto com sua lúdica Roda Gigante iluminada - imperdível.


Dia 3 – Conheça praias próximas


  • No seu último dia, em que você só tem o período da manhã devido ao check-out no hotel, o ideal é conhecer as praias vizinhas. A partir da Praia Grande, no canto direito está a belíssima Praia das Toninhas (acessível a pé através do Mirante da Praia Grande ou de carro, pela rodovia). Já a partir do canto esquerdo você até consegue conhecer duas praias menores - Tenório e Vermelhinha - mas saia cedo, pois vai caminhar bastante. A Praia do Tenório fica dentro de um condomínio e é bem servida de infra-estrutura, com quiosques. Já a Vermelhinha é uma praia de tombo, com ondas fortes e frequentada por surfistas. Se for de carro, saiba que não é possivel estacionar dentro do condomínio do Tenório, e que tanto nela como na Vermelhinha o estacionamento é na rua com Zona Azul.


Se você estiver fazendo o roteiro de mais dias, não tem problema. Conheça as Toninhas pela manhã e as outras praias à tarde. Você vai adorar.

Roteiro de 5 dias em Ubatuba

Dias 1 a 3 – Siga o roteiro acima

Dia 4 – Aldeia Rio Bonito

Prática de arco e flecha na Aldeia Rio Bionito
Prática de arco e flecha na Aldeia Rio Bonito
  • Para a parte da manhã, o passeio Viver Guarani oferece uma imersão na cultura do povo indígena Mbyá, com arco e flecha, histórias, artesanato e cantos tradicionais. A experiência é guiada por um anfitrião indígena e finaliza com um banho em cachoeira na mata atlântica. Saiba mais aqui. Em seguida, um almoço em um dos restaurantes da orla do Itaguá seguido de visita ao Projeto Tamar (que proteje as tartarugas marinhas) podem ser um ótimo jeito de ocupar sua a tarde.



Dia 5 – Dia de descansar?


  • Voce pode reservar este último dia para descansar (afinal um hotel serve para que?) ou passar a manhã na Praia Grande mesmo, antes da sua viagem de volta.

Mas caso seu roteiro seja de mais dias, vale conhecer as praias do sul:
Gruta que Chora, Praia da Sununga
Gruta que Chora, na Praia da Sununga
  • Uma região muito famosa é a da Praia do Lázaro. Lá, é possível conhecer 3 praias, na verdade: no centro, a própria Praia do Lázaro. À sua esquerda (de quem olha o mar), a Praia da Sununga, de ondas muito fortes e perigosas em dias de ressaca, onde fica também a famosa Gruta que Chora. À direita, a Praia Domingas Dias - o oposto da Sununga, pois é uma praia de águas muito calmas e quase sem ondas. Lázaro e Sununga possuem muitos quiosques, enquanto a Domingas Dias fica dentro de um condomínio fechado (com acesso à pé) e não possui infra estrutura.






Roteiro de 7 dias em Ubatuba

Dias 1 a 5 – Siga o roteiro de 5 dias

Dia 6 – Ilha do Prumirim

  • Com as energias repostas, faça um passeio de barco até a famosa Ilha do Prumirim. Você pode tanto sair em uma escuna na Orla do Itaguá, como pode ir de carro atté a Praia do Prumirim e de lá contartar os serviços de um barco, que saí do canto direito, no rio de mesmo nome (Rio Prumirim).

  • Almoce por ali mesmo - na própria Ilha do Prumirim ou na Praia do Prumirim.

  • À tarde, ao retornar, se você tiver ido de carro até o Prumirim e se houver tempo, dê uma parada na famosa Praia de Itamambuca. Você pode até mesmo jantar ali, no condomínio - existem ótimos restaurantes na avenida principal.


Dia 7 – Relaxar no hotel e curtir a sauna ou piscina

  • Reserve o último dia para descansar. Se estiver hospedado em um hotel com piscina aquecida, sauna ou restaurante, aproveite.


Agora você já sabe o que fazer em Ubatuba. Lembre-se: Ubatuba é um destino que pode ser explorado em poucos dias ou vivenciado com calma durante uma semana. Com esses roteiros, você terá experiências completas, conhecendo praias, ilhas e a cultura indígena.



bottom of page