top of page

Viaje com Confiança: Como se Proteger Antes e Depois de Reservar Hotéis pela Internet

Viajar é uma oportunidade maravilhosa para explorar novos lugares, culturas e criar memórias inesquecíveis. Com a crescente dependência da internet para planejar e reservar hotéis, é fundamental entender como proteger suas informações pessoais e financeiras antes e depois de fazer reservas online.

Hotéis possuem equipes que atendem 24h por dia por telefones fixos, e-mail, direct ou WhatsApp. Fazendo reservas diretas um hotel, você terá sempre facilidade de contato.


Uma das principais formas de se prevenir para não cair em golpes é justamente contatar o Hotel de formas diferentes quando receber qualquer mensagem que levante suspeita.


Os golpistas se utilizam de páginas falsas, em endereços de internet similares aos do hotel, na tentativa de enganar. Nosso Instagram por exemplo já foi clonado algumas vezes, e iguais vezes tivemos que atuar para que tais perfis fossem excluídos. Já constamos como participantes em listas de "Clubes de Viagem" fictícios, que entregam prêmios falsos a clientes desavisados que, ao nos contatar, recebem a triste notícia de que foram enganados. Conseguimos aliás que muitos destes sites (listados aqui) fossem eliminados da Internet.


Agora é a vez do "Phishing", técnica que tenta induzir o cliente a fornecer seus dados pessoais aos golpistas, se fazendo passar por empresas legítimas por meio de e-mails, mensagens ou sites falsos Mas como se precaver?


Antes de Reservar:

  1. Verifique a Autenticidade do Site: Verifique a legitimidade do site. Certifique-se de que o endereço da web corresponde ao site oficial do hotel ou que pertence a um site reconhecidamente idôneo. Golpistas se utilizam de nomes parecidos visando enganar suas vítimas.

  2. Leia Avaliações e Comentários: No caso de falsos Sites de Reservas ou Clubes de Viagens, leia as avaliações de outros hóspedes a respeito da suposta empresa, até para descobrir se existe realmente relação comercial com o hotel. Isso pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis.

  3. Use Conexões Seguras: Certifique-se de que o site de reserva use uma conexão segura ("https://") e verifique a presença de um cadeado na barra de endereços do navegador.

  4. Contate o Hotel Diretamente: Se tiver alguma dúvida sobre a veracidade do Site de venda ou agência, procure diretamente o hotel. Isso ajuda a evitar intermediários não confiáveis. Procure no Google, Instagram ou no próprio site do Hotel pelas formas de contato oficiais, como e-mail, WhatsApp ou telefone fixo, e as utilize.

  5. Cuidado com Emails de Phishing: Nunca clique em links suspeitos ou forneça informações pessoais em resposta a mensagens não solicitadas. Desconfie sempre de ofertas incríveis demais para serem verdade. Esteja atento a e-mails ou mensagens que se fazem passar por sites de reserva de hotéis.

Depois de Reservar:

  1. Contate o Hotel Novamente: Se tiver alguma dúvida sobre sua reserva, é sempre melhor entrar em contato diretamente com o hotel. Alguns golpes envolvem enviar e-mails genéricos que, quando recebidos por alguém que se encaixa no perfil alvo, acabam sendo convincentes. Por exemplo, um e-mail falso pode induzir alguém que acabou de fazer uma reserva a clicar em um link para receber um suposto Voucher, que na verdade baixa um software malicioso, infectando seu computador.

  2. Tenha Evidências da Reserva: Mantenha todos os documentos relacionados à sua reserva, como confirmações, comprovantes de pagamento e números de reserva. Estas informações poderão sempre ser confirmadas com os Hotéis.

  3. Monitore Seus Extratos: Reporte imediatamente qualquer atividade suspeita ao seu banco ou provedor de cartão de crédito. Na dúvida, sempre consulte diretamente o Hotel onde fez sua reserva.

  4. Cuidado redobrado com Phishing: Alguns golpes envolvem convencer a pessoa a atualizar seus dados de cartão de crédito em um site que imita sites de agências on-line, após a reserva ter sido feita. Nunca clique em links suspeitos que apontam para endereços que não pertencem a sites oficiais.

Tenha em mente que reservar através de terceiros, como agências de viagens online, pode aumentar a complexidade do processo de reserva. Às vezes, isso pode resultar em erros de comunicação ou outros problemas. Ao lidar diretamente com o hotel, você elimina intermediários e minimiza essas complicações, conseguindo informações mais precisas.

E lembre-se: Reservando diretamente com o Hotel Coquille, você terá sempre a garantia do menor preço, com maiores parcelamentos no Cartão de Crédito ou desconto adicional no PIX.

37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page